O Lipedema é uma condição clínica, caracterizada por acúmulo desproporcional de gordura em tecido subcutâneo, predominantemente em região inferior do corpo. Pode acometer os braços também, mas é bem mais comum nas pernas.
Esse acúmulo de gordura leva a sintomas como dores, inchaço, hematomas inexplicáveis, sensação de pernas sempre cansadas.
A fisiopatologia parece envolver genética e estrogênio. Justamente pela associação com estrogênio, tende a piorar em períodos como gestação, puberdade, menopausa e até com uso de anticoncepcional.
O diagnóstico é clínico, por meio de exame físico. Não existe nenhum exame específico para se dosar e dar o diagnosticar o Lipedema.
O tratamento envolve, de forma geral, adequação alimentar, prática de atividade física, de preferência com rico em aumento de massa muscular e exercício resistido, medicações específicas quando indicadas, e em alguns casos mais graves, tratamento cirúrgico.
Por ser uma doença crônica, com grande influência ambiental, para que haja melhor controle do grau de inflamação e progressão dos sintomas, o ponto mais importante do tratamento é a constância.